15 de jun. de 2013

ABI ENVERGONHADA PERANTE JORNALISTAS MINEIROS

"Você já se sentiu envergonhado pelos outros?" - esta foi a reflexão do jornalista José Eustáquio de Oliveira, quando solicitado a contar a vergonhosa farsa de que ele e os jornalistas mineiros foram vítimas, ao aceitarem o convite de Maurício Azêdo para integrarem uma representação da Associação Brasileira de Imprensa, em Minas Gerais. O Relatório de Gestão de Azêdo contabiliza a representação mineira como uma de suas ações, mas Azêdo jamais oficializou a representação, apesar da festa grandiosa promovida por Minas para receber a entidade, que ficaria sediada na Academia Mineira de Letras (foto) e teria o jornalista José Eustáquio na direção. O presidente (hoje sub judice) da ABI não encaminhou os pedidos de filiação dos diversos jornalistas mineiros que aderiram à entidade na ocasião; aliás, nem mesmo José Eustáquio teve a sua filiação efetivada, apesar da Resolução do Conselho (veja abaixo a íntegra do documento) que autoriza a criação da representação mineira, com a indicação do nomes dos jornalistas que hoje se declaram envergonhados.  Esta é mais uma prova contundente de que o Conselho da ABI é  subordinado aos desmandos de Azêdo - um Conselho sem autoridade ou expressão. 

Assista ao vídeo do depoimento constrangido do jornalista José Eustáquio de Oliveira.




LEIA TAMBÉM:
Audálio Dantas: Uma ABI amordaçada
Andrei Bastos: A decadência da ABI 
Carlos Chagas: A ABI hoje está à margem, escantilhada 
Carlos Newton: Quarta eleição de Azêdo foi espetáculo deprimente 
Juca Kfouri: ABI precisa se abrir a novos tempos 
Joseti Marques: O que há por trás de uma luta esvaziada de interesses coletivos? 
AIP: Associação Pernambucana de Imprensa apóia a Chapa Vladimir Herzog


Leia a íntegra da Resolução que autoriza a representação da ABI em Minas Gerais.

Reunido nesta terça-feira, 28 de junho, o Conselho Deliberativo da ABI formalizou a criação da Representação da Casa no Estado de Minas Gerais, a qual fora solenemente instalada em cerimônia realizada no Salão nobre da Academia Mineira de Letras no dia 1º deste mês. A Resolução nº 1, de 2011, que cria a representação, foi aprovada por unanimidade pelo Conselho.
É este o texto do ato:
RESOLUÇÃO Nº 1, DE 2011
Cria a Representação da ABI no Estado de Minas Gerais, e dá outras providências

O Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Imprensa, no uso de suas atribuições.
RESOLVE:
Art. 1º – Fica criada a partir de 1 de junho de 2011, Dia da Imprensa, a Representação da ABI no Estado de Minas Gerais, à qual caberá coordenar as atividades e iniciativas da Casa em território mineiro.
Art. 2º – A Representação terá sede em Belo Horizonte e contará com um Diretor, um Presidente de Honra e um Conselho Consultivo, este com mandato de três anos.
Art. 3º – A Diretoria da ABI expedirá os atos regulatórios e administrativos necessários ao bom desempenho da Representação.
Art. 4º – Ficam designados:
I – Diretor da representação o jornalista José Eustáquio de Oliveira;
II – Presidente de Honra da Representação o jornalista José Mendonça;
III – Membros do Conselho Consultivo da Representação os jornalistas Carla Kreefft, Dídimo Paiva, Durval Guimarães, Eduardo Kattah, Gustavo Abreu, José Bento Teixeira de Salles, Lauro Diniz, Leida Reis, Luiz Carlos Bernardes, Márcia Cruz e Rogério Faria Tavares.
Art. 5º – Esta Resolução entra em vigor nesta data.
Sala Heitor Beltrão, 28 de junho de 2011
A Mesa Diretora do Conselho Deliberativo:
Pery Cotta
Presidente
Sérgio Luiz Caldieri
1º Secretário
Marcus Antônio Mendes Miranda
2º Secretário”



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.